quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Beneficios do azeite extravirgem de oliva


Alimento básico da dieta mediterrânica, o azeite extra-virgem, alem de ser uma delícia para o paladar, faz bem a saúde, sendo um elemento essencial para a cura e prevenção de diferentes doenças.
De acordo com diversos estudos e ocasiões, foi demonstrado várias propriedades benéficas do azeite extravirgem: sua utilização habitual reduz a presença de colesterol LDL (ou "mau colesterol") e aumenta o percentual do HDL (ou "bom").
Esse alimento, graças ao elevado teor de ácido oleico, protege o coração e as arterias, diminuindo aproximadamente 30 % da chance de ataque cardíaco e diminuindo, tambem, a pressão sanguínea.
Alem disso, os Polifenóis e a vitamina E presentes no azeite extravirgem, agem como antioxidantes, contribuindo para impedir a arteriosclerose e retardar o envelhecimento das células cerebrais.
Há dados que comprovam que o azeite extravirgem provoca uma redução de alguns tipos de cancer, principalmente o de mama. Além disso, a mortalidade devido ao cancer é mais elevada nos países do Norte da Europa do que nos países da área do Mediterrâneo.
Segundo os nutricionistas, o azeite extravirgem, consumido de qualquer forma (menos que para fritar), é facilmente digerido pelo organismo, porque a porcentagem de ácidos graxos é muito semelhante a do leite materno, que è um alimento perfeito em qualquer ponto de vista.

É de fundamental importância saber que o azeite extravirgem (e azeite virgem) è:
1. Feito de um fruto, enquanto todos os outros óleos sao feitos com sementes.
2. Extrair de azeitonas usando meios mecânicos, em vez de óleos que são extraídos através de substâncias químicas (normalmente solventes);
3. E imediatamente comestíveis, não necessita de qualquer produto químico; processo de rectificação
4. Mantém intactos todos o património nutricional do fruto.

Em todas as civilizações que surgiram na bacia do Mediterrâneo, a oliveira foi sempre considerada uma árvore sagrado e o azeite extraído do fruto foi utilizado não apenas como alimento, mas também para fins religiosos e rituais:
- os egípcios lhe considerado um do dos deus.
- os phoenicians lhe propagandaram com seu comércio, lhe chamando "ouro líquido".
- os gregos e os romanos utilizado ele para fins medicamentosos e como combustível nas lâmpadas votive.
- os judeus usaram para "graxar" os seus reis.
- os cristãos sempre empregam nos ritos mais importantes.



Azeite è, por tradição alimentar, um dos produtos fundamentais da agricultura mediterrânica, de indiscutível valor nutritivo para a composição química e as características organolépticas, mostradas da sua utilização como condimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário