quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Beneficios da Berinjela


A berinjela (Solanum melongena) é nativa da Índia e da China. Há indícios de que ela não era conhecida na Europa até cerca de 1500, quando os árabes a levaram ao Mediterrâneo. Na Europa, a primeira região a cultivar a beringela foi Andaluzia, Sul da Espanha. Na Itália a beringela é preparada desde o século XV.

Sobre suas propriedades nutricionais podemos destacar seu elevado teor de potássio, contrastando com modestas quantidades de cálcio e fósforo. Contém vitaminas do grupo A, B, C, ácido fólico e sódio. Também contém uma boa quantidade de antioxidantes. É muito utilizada em dietas hipocalóricas, devido a pouca gordura e açúcares.

É útil como sedativo e estimulante do fígado, pâncreas e intestinos. Regulariza e estimula a atividade do fígado, aumentando a produção e a secreção da bile, devido as substâncias amargas semelhantes às que estão nas folhas de alcachofra. Por ser um vegetal, contém um elevado conteúdo fibra alimentar, ideal para combater a prisão de ventre. A beringela possui propriedades purificantes e suavemente laxativas, promove a redução de colesterol no sangue e estimula a diurese.

Essas propriedades contribuem para desempenhar seguras atividades depurativas e desintoxicantes do corpo. É indicada nos casos de gota, arteriosclerose, inflamação urinaria, hepatite e prisão de ventre. Segundo alguns médicos, beber "água de berinjela" (infusão de pedaços de legumes) pode baixar a pressão arterial, como um farmacológico semelhante a certas drogas anti-hipertensivas. A Associação Americana de diabetes e os pesquisadores do National Diabetes Education Program da NIH recomendam o consumo alimentar de beringela em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. A explicação é devido ao alto teor em fibras e carboidratos solúveis, e a presença de uma substância que inibe algumas enzimas das duas doenças.

A berinjela deve ser consumida cozida, porque é tóxica. Para sanar o problema da substancia tóxica é melhor remover as partes verdes e profundamente a pele. Cozinhá-la também ajuda a desativar o resíduo restante. Outro bom resultado se tem fatiando as berinjelas, salgando-as ligeiramente e deixando-as repousar pelo menos duas horas, lavando-as antes de cozinhar. Também devo acrescentar que quanto mais esses legumes se tornam maduros, a porcentagem da substância diminui.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pasta alla siciliana (Massa com berinjela, abobrinha e pimentao)

Ingredientes para duas pessoas

120 gramas de penne rigate
meio pimentão vermelho
1 abobrinha média
meia berinjela
1 cebola pequena ralada
azeite de oliva extravirgem
meio cubo de caldo de vegetais
sal
pimenta do reino
queijo parmesão ralado





Modo de preparo

Cortar em tiras todos os legumes, tirando as sementes e preservando a casca.
Numa frigideira refogar o azeite, o sal e a cebola. Depois acrescente os legumes, o caldo de vegetais e a pimenta, e deixe 15 minutos em fogo médio, misturando e acrescentando um pouco de água quente se for necessário.

Enquanto isso, cozinhe a massa al dente.

Quando estiver pronta, coloque na frigideira com os legumes e misture por 1 minuto.

Acrescente o queijo ralado e sirva

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Torta di limone (Bolo de limão)

Ingredientes (8 pessoas)

400 g de farinha
400 g de açúcar
1 copo de óleo de milho (ou girassol)
1 limão siciliano bem grande ou 2 menores
1 tablete de fermento
4 ovos
meio copo de leite




Modo de Preparo

Coloque em uma batedeira o açúcar, os ovos, a farinha, o leite, raspas do limão, suco do limão e ao final o fermento.
Misture bem e depois coloque a massa numa forma com cerca de 26 cm de diâmetro untada com manteiga e leve ao forno já aquecido a 180°
Quando estiver pronto, deixe esfriar e se quiser pode cortar ao meio e rechear com creme de leite, morango e outras frutas de sua escolha.